São Domingos Sávio, padroeiro da Comunidade do Vale dos Pinheiros e santo cujo nome é dado ao nosso oratório, nasceu na Itália em abril de 1842. Foi aluno de São João Bosco e um dos primeiros colaboradores da obra salesiana. Quando tinha apenas sete anos disse a frase "ANTES MORRER DO QUE PECAR", que nos mostra seu desejo de ser santo desde pequeno.
Já aos dez anos, na escola, um fato chama a atenção: ele se responsabilizou pelo delito de um colega. Quando foi descoberto, causou grande espanto aos professores, que conheciam Domingos, ao ser questionado porque havia encoberto o colega, respondeu que somando aquele delito aos outros precedentes o colega acabaria sendo expulso, e que ele preferia assumir a culpa já que sobre ele não havia acusações. Com essa atitude, ele procurava garantir a recuperação dos jovens, juntamente com Dom Bosco.
Domingos Sávio morreu aos 15 anos no dia 9 de Março de 1957, em Mondômio, na casa de seus pais.
Foi declarado Venerável por Pio XI, em 1933. Foi beatificado por Pio XII em 1950, que o canonizou a 13 de junho de 1954, hoje sua devoção se espalhou pelo mundo, sendo conhecido como o santo protetor dos jovens.
"São Domingos Sávio rogai por nós!"
A gente deve sempre lembrar do exemplo que ele deixou na sua busca pela santidade e no conselho de Dom Bosco que dizia que para ser santo era preciso ser muito feliz e colocar o coração em tudo que se faz!
ResponderExcluirDesejo muitos momentos felizes e força para os momentos nem tão felizes assim.
Deus cuida de vocês!
É isso aí Leila, não podemos nos esquecer: "Santidade é alegria!" Muito obrigado pela visita, volte sempre
ResponderExcluir